Case/Projeto do Ano


Profissional do Ano


E-Commerce do Ano



Case do ano de 2020

A Academia E-Commerce Brasil reconheceu o case/projeto de varejo que apresentou elementos de inovação de maior relevância em 2020, alinhado com resultados positivos e que se tornou, de alguma forma, referência de novas práticas para o setor.

A Academia E-Commerce Brasil, através de seus 250 membros, elegeu os 5 finalistas em cada categoria. que seguiram para votação popular. Conheça abaixo o grande vencedor e os demais 4 cases finalistas!


Case vencedor

Case finalista: Petlove

Empresa Petlove

Petlove
O case

Estamos construindo o maior ecossistema tecnologico omnichannel do mercado pet. Atraves da Vetsmart.com.br estamos digitalizando os mais de 100 mil veterinarios que acessam a plataforma mensalmente dando para cada um deles um e-commerce white label, criamos uma forma de gerar white label em 5 minutos a qualquer participante do mercado pet através do minhaloja.petlove.com.br . Atraves da Vetus.com.br estamos dando gestão a medicos veterinarios, petshops, clinicas e hospitais veterinarios de todo o brasil, assim como integrando estoque e ofereceremos todo o poder da omnicanalidade a mais de 35 mil petshops, clinicas e hospitais veterinarios do Brasil. Através da DogHero.com.br vamos oferecer serviços (O2O) aos pet owners, conectando os tutores de pets a 25 mil heroes, aos 100 mil veterinarios da Vetsmart oferecendo atendimento veterinario, hospedagem, pet sitter, creche e passeadores. Além de irrigar todo esse ecossistema com produtos e assinaturas para pets. Até o momento ja temos mais de 25 mil pessoas usando o poder da economia compartilhada oferecendo serviços aos pets atraves da Dog Hero, são pessoas que querem complementar sua renda ou perderam alguma renda. Já temos mais de 3 mil white labels entre veterinarios, petshops, clinicas e hospitais. Já temos mais de 1000 petshops, clinicas e hospitais integrados ao nosso ecossistema.

Cases finalistas

Case finalista: Havaianas Digital Flagship

Empresa Havaianas Brasil

Havaianas Brasil
O case

A Alpargatas lançou uma nova plataforma de vendas digitais, que propõe um experiencia de marca totalmente diferente do comum encontrado no mercado. O investimento de R$ 20 milhões também incluiu um centro de distribuição recém inaugurado a uma hora de Sao Paulo. Chamada de Havaianas Digital Flagship, nesse lançamento a empresa desafia o comum trazendo dois sites em um único: discovery mode (blog) e shopping mode (eCommerce). Propostas novas, nunca antes vistas no varejo digital de moda foram lançadas como: ausência de banners e menus, carrinho de compras no canto inferior direito da tela, e outros. Você pode selecionar os produtos por cor, juntando duas ou mais os produtos são selecionados automaticamente. Sem estimular pesquisa por gênero, o site traz ainda a opção “tanto faz” em respeito a comunidade LGBTQIA+ inclusive no site é possível agora encontrar, por exemplo, sandália rosa com glitter tamanho 45. O portal estreia com Brasil e, ao longo dos próximos 18 meses será traduzido e adaptado para 38 países, mantendo a mesma experiencia de marca e portfólio de produtos. Uma experiência única! O lançamento acontece após um período de pandemia apresentando uma alta de 200% de vendas no digital.

Case finalista: Nike E-Commerce

Empresa Nike

Nike
O case

À frente de todo o sucesso de vendas on-line da Nike há pouco mais de um ano, está a Infracommerce. Desde então, o volume de GMV do negócio cresceu em 50% e, para atender essa demanda, o site conta com plataforma robusta e oferece soluções inovadoras como a personalização de roupas e calçados, além de garantir a integração com sistemas específicos como chatbot, personalização de vitrines e URA automática para auto atendimento. A parte de gestão e performance não fica atrás, entregando possibilidades únicas como acesso e oportunidades de compra exclusivas e com condições diferenciadas para clusters variados como SNKRs e membros, bem como melhorias constantes focadas em User Experience e Customer Experience, por meio de testes A/B, CRO e otimização de navegação. A solução de troca e devolução é automatizada, assim o próprio consumidor solicita via site e recebe o código de postagem automaticamente, garantindo mais agilidade e independência ao consumidor. E na hora de chegar o produto? O OTD se mantêm acima da média de mercado, a 98% desde julho de 2020, com entrega média de 4 dias a nível Brasil e 2 dias para São Paulo. Na esfera de atendimento, os índices também são acima do esperado, com NPS acima de 70% e RA1000 pelo 10º mês consecutivo, levando a uma indicação aos Prêmios iBest e Reclame Aqui 2020.

Case finalista: Active Omni Riachuelo

Empresa Riachuelo

Riachuelo
O case

Recentemente elevamos o nível de omnicanalidade na RCHLO, com a implantação do projeto active omni, integramos o estoque de 100% de lojas e CD´s isso significa que agora cada uma de nossas lojas distribuídas em todo país pode receber e processar pedidos do canal on line diretamente aos nossos clientes. Ganhamos em agilidade na entrega, redução do custo de frete e principalmente na maior disponibilidade de peças. Outro grande ganho com o projeto é a opção RETIRE RÁPIDO, ao selecionar um produto em nosso canal on line (e.store/prateleira infinita, whats app, app ou site) que já tenha disponibilidade nas lojas, é apresentado aos nossos clientes esta modalidade, tendo a opção então de comprar e retirar o item após poucas horas na loja escolhida. A orquestração dos pedidos é o diferencial no projeto, regras de proximidade, prazo de entrega, custo de frete, giro e proteção de estoque, % de ruptura e rating de atendimento, todas elas combinadas permitem uma inteligência única para trazer ao cliente a melhor opção para cada modalidade de entrega selecionada. Go live ocorreu no mês de junho, em apenas 3 meses realizamos roll out para 100% da rede, quase 330 lojas, que se tornaram pontos de distribuição em meio a pandemia. Tudo ocorreu de forma remota. Acréscimo de quase 300% no estoque disponível do canal on line; Inclusão da nova modalidade de entrega 'retire rápido' que possui atualmente prazo de operação de 4 horas; Redução no prazo de entrega; Redução nas rupturas, pois se alguma loja/CD aponta quebra logística de um item ele é reorquestrado para outro local que possa atender o pedido;

Case finalista: Arezzo 2020: aplicativo mostra as caras

Empresa Arezzo

Arezzo
O case

Arezzo, Adtail e Google criaram um plano robusto para que o app fosse melhor explorado dentro da presença digital da marca. O plano foi criado com duas fases bem específicas, aquisição e engajamento. Iniciamos a campanha com foco 100% em instalação, e depois otimizamos a campanha para “actions” (foco no evento de compra). Além de buscar usuários dispostos ao download do app, focamos em usuários que estariam mais propensos a realizar compras. Com a primeira fase bem sucedida foi iniciado trabalho da fase de engajamento, onde toda a audiência qualificada na primeira etapa foi essencial para as campanhas de action (Google ACE: Google App Campaigns for Engagement) que também tiveram a duração de 2 meses. Ao focar em engajamento, as campanhas dentro do aplicativo buscavam usuários mais preparados para a realização da compra, permitindo também a leitura e entendimento do retorno do investimento das campanhas, otimização e planejamento de budget para os próximos meses do ano. A atuação com inteligência na gestão desta campanha trouxe resultados que comprovaram o aumento na participação do app dentro da receita total da Arezzo. Aumento da base instalada de 497% e crescimento de 1920% nas transações realizadas dentro do app em 2020. Crescimento superior a 1517% de receita captada e aumento na participação do canal aplicativo na faixa de 700% quando comparado ao ano de 2019.